Na sexta-feira (27), as instabilidades mais significativas ocorrem sobre o centro-sul do Mato Grosso do Sul e na faixa sul e litoral de São Paulo, podendo atingir a Região metropolitana da Capital paulista e grande parte do Paraná. Além disso, haverá chuvas mais isoladas na faixa norte e litoral norte de Santa Catarina. Os volumes esperados podem variar de 20 a 60 mm, sendo que em algumas áreas estes volumes podem ocorrer em curto intervalo de tempo. No Rio grande do Sul e região centro-sul de Santa Catarina haverá uma janela de tempo seco, com menor nebulosidade sobretudo no centro-sul gaúcho.
No sábado (28), as áreas de instabilidades voltam a se desenvolver a partir do sul de Santa Catarina e norte do Rio Grande do Sul, deslocando-se para o centro, capital e litoral norte gaúchos, onde vão ganhando força progressivamente, com acumulados entre 50 e 110 mm. Devido os volumes de chuva já registrados e as condições de vulnerabilidade da região dos Vales do Taquari, do Rio Jacuí, da Serra Gaúcha e de algumas localidades de Região Metropolitana as condições hídricas podem se agravar. Recomenda-se atenção e acompanhamento diário de nossos Avisos Meteorológicos, assim como os alertas das Defesas Civis de seu estado ou município.
Já nas primeiras horas do domingo (29), a formação de um novo sistema frontal reforçará as instabilidades sobre grande parte do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, com acumulados podendo exceder os 100 mm. Rajadas de vento e raios também estão previstos para toda a região. No decorrer da noite as instabilidades mais fortes devem atuar sobre Santa Catarina e Paraná, podendo chegar ao sul do Mato Grosso do Sul, já se distanciando do Rio Grande do Sul.