[simple-weather location=”Vacaria, Brazil” text_align=”left” style=” large-icons”]

Vacaria – RS – 25/04/2024

[simple-weather location=”Vacaria, Brazil” text_align=”left” style=” large-icons”]

Vacaria – RS – 25/04/2024

[simple-weather location=”Vacaria, Brazil” text_align=”left” style=” large-icons”]

CONHEÇA A SERRA GRÃOS

Comece agora mesmo

uma história de sucesso!

Faça uma parceria inteligente
com a Corretora Serra Grãos

CONHEÇA NOSSOS SERVIÇOS

Serra Grãos
Corretora de Cereais

shutterstock_64293463-750x420Porto Alegre, 22 de julho de 2016 – A produção brasileira de trigo em 2016/17 deverá totalizar 6,175 milhões de toneladas, com aumento de 16% sobre o total colhido no ano passado, de 5,305 milhões de toneladas. A estimativa é de SAFRAS & Mercado.

A consultoria aponta crescimento de 32% na produtividade, que passaria de 2.195 quilos para 2.901 quilos por hectare. A área plantada deverá recuar 12%, passando de 2,417 milhões para 2,129 milhões de hectares.

A queda de área é explicada pelo desanimo do produtor em investir nesta cultura, visto as últimas temporadas com muitos problemas em decorrência do clima, bem como perdas e prejuízos consideráveis, que reduziram muito o rendimento médio das lavouras.

Porém, nesta temporada, houve um fato atípico, que foi a forte elevação dos preços do milho, resultado de uma escassez interna, e com isso, os preços do trigo foram puxados para cima, já que este foi utilizado como substituto para ração animal, já que o preço do trigo, mesmo que elevado era mais atrativo em relação ao milho, e no momento, havia maior oferta disponível.

“Desta forma, muitos produtores, vendo este cenário, buscaram de última hora os insumos para plantar o trigo, amenizando a redução de área. Porém, vale ressaltar que muitos produtores, principalmente do Rio Grande do Sul, não obtiveram sucesso na busca por insumos e sementes, e não conseguiram plantar”, avalia o analista de SAFRAS & Mercado, Jonathan Pinheiro.

Outro fator foi a seca no início da janela de plantio, que impossibilitou a germinação de parte das lavouras, e com isso reduziu o potencial produtivo do estado. Já no Paraná, o milho safrinha, com rentabilidade bastante atrativa frente outras culturas, ganha área plantada frente ao trigo, e assim, justifica as perdas estimadas, apesar de a expectativa climática ser positiva ao trigo, já que esta temporada é esperado o fenômeno La Nina.

Fonte: Notícias Agrícolas