Vacaria, 5/06/2020

22/05/2020 “Final de semana deve ter boas chuvas no sul do BR e pode amenizar estiagem no Paraná”

Os modelos mais atualizados de previsão do tempo indicam que o final de semana será de chuvas expressivas e abrangentes para todo o sul do país neste final de semana. A frente fria em atuação no Rio Grande do Sul desde a quinta-feira (21) ganha intensidade nas próximas horas e os volumes passam a ser expressivos também em Santa Catarina e no Paraná. 

Segundo o modelo Cosmo do Inmet, no Rio Grande do Sul a tendência é de que a chuva aconteça em todo o estado, com destaque para áreas do Centro e Norte, que podem ter precipitações de 70 milímetros. Importante lembrar que o produtor do sul do país vem enfrentando problemas severos devido aos baixos volumes de chuva desde o ano passado, sobretudo no Rio Grande do Sul, onde a produção de soja teve perdas severas. 

Para Santa Catarina, no Centro-Oeste do estado os volumes esperados são ainda mais expressivos. O modelo Cosmo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), nessa região são previstas chuvas de até 125 milímetros de precipitação. Para as demais áreas, também há previsão de bons volumes, com precipitação entre 20 e 40 mm. 

O alívio chega para o produtor do Paraná, que também enfrenta problemas no desenvolvimento do milho safrinha. As chuvas estão abaixo do esperado para o estado e a estiagem no Paraná já é a pior dos últimos 50 anos, segundo um levantamento do Departamento de Economia Rural (Deral).

Os modelos do Inmet apontam chuvas entre  20 e 40 mm. A tendência é que o sistema também chegue no norte do estado – região mais afetada pela falta de chuvas. O norte do Paraná, no entanto, deve registrar chuvas com volumes mais baixos, com até 20 milímetros de precipitação. 

A previsão também indica condição de chuva para o Mato Grosso do Sul entre sexta-feira e sábado (23). O sul do estado deve receber os maiores volumes – entre 30 e 50 mm, mas as demais áreas também há previsão de chuvas, ainda que com volumes mais baixos. 

Mais uma vez os sistemas passam de maneira muito rápida pelo sul do país e as condições de chuvas devem permanecer apenas no Rio Grande do Sul, durante o domingo e ainda com intensidade. A partir desta data, as chuvas começam avançar o Centro-Norte do país e volta a chover com mais volume no Centro-Oeste. São esperadas chuvas entre 20 e 30 mm no sul do Mato Grosso e no sul de Goiás a tendência é que a chuva seja mais intensa, com até 70 mm de precipitação. 

Volta a chover também em áreas do Sudeste, com destaque para São Paulo que deve receber os maiores volumes – entre 20 e 30 milímetros de precipitação. Os demais estados podem receber chuvas pontuais, sem volumes significativos. 

Últimas 24 horas 

Dados coletados pelas estações meteorológicas do Inmet mostram que as chuvas já voltaram a acontecer no Rio Grande do Sul.

Segundo os mapas, nas últimas 24 horas, o extremo sul do estado teve volumes de até 40 milímetros de precipitação em algumas áreas. As demais áreas do sul do país, não registraram chuvas neste período. 

Também foram registrados volumes mais expressivos no leste do Nordeste, com precipitação entre 20 e 30 mm. Já o Sudeste e o Centro-Oeste, como era previsto, permaneceu sem chuvas. 

Fonte: Notícias Agrícolas

 
22 de maio, 2020